Transtorno Específico de Aprendizagem – Dislexia

A Dislexia do desenvolvimento é considerada um transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica, caracterizada por dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração. Essas dificuldades normalmente resultam de um déficit no componente fonológico da linguagem e são inesperadas em relação à idade e outras habilidades cognitivas. (Definição adotada pela IDA – International Dyslexia Association, em 2002.

Possíveis sinais na Pré-escola
Possíveis sinais na Idade Escolar

Avaliação Multidisciplinar

O processo é iniciado com a anamnese (entrevista inicial), todas as queixas, dúvidas e sintomas do paciente serão apresentadas pelos pais ou responsáveis em caso de menores, ou pelo próprio paciente em caso de adulto, para um profissional especialista em fonoaudiologia. Exames e relatórios relacionados às dificuldades apresentadas também deverão ser apresentados neste momento. 

 Os profissionais que compõe a equipe de Avaliação e Intervenção Multidisciplinar são profissionais das áreas de Fonoaudiologia, Psicologia, Neuropsicologia, e Psicopedagogia para atender crianças, adolescentes e adultos que apresentam dificuldades de aprendizagem, Dislexia e/ou outros Transtornos do Neurodesenvolvimento.

São avaliadas habilidades como: Consciência fonológica; Leitura e escrita; Memória de trabalho; Velocidade de processamento; Atenção e raciocínio.

Tratamento e intervenção

Embora a dislexia não tenha cura, ela pode ser manejada com sucesso por meio de intervenções adequadas. A intervenção precoce é essencial. Iniciando com terapia fonoaudiológica, com foco na consciência fonológica e decodificação, e de acordo a necessidade individual de cada paciente, faz-se necessário a intervenção multidisciplinar com apoio psicopedagógico ou reforço escolar individualizado; adaptações pedagógicas (ex.: mais tempo para provas, leitura em voz alta, uso de textos ampliados); suporte emocional e incentivo à autoestima.

Cada paciente é único assim é importante uma avaliação completa para atender cada individualidade de forma personalizada a necessidade.

Importância do apoio escolar e familiar

Com apoio adequado, a criança com dislexia pode se desenvolver plenamente, superar barreiras acadêmicas e encontrar estratégias eficazes para lidar com suas dificuldades.