Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)
O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta o comportamento, a atenção e a autorregulação da criança (ou do adulto). Ele se caracteriza por níveis inadequados para a idade de desatenção, impulsividade e/ou hiperatividade, e geralmente aparece antes dos 12 anos.
O TDAH pode se manifestar de três formas, segundo o DSM-5:

Predominantemente desatento:
- Dificuldade em manter a atenção por longos períodos;
- Erros por descuido em atividades escolares;
- Parece não ouvir quando falam com ele(a);
- Esquecimentos frequentes;
- Perde objetos com facilidade;
- Dificuldade para seguir instruções e concluir tarefas.
Predominantemente hiperativo/impulsivo:
- Agitação motora (não para quieto, se mexe constantemente);
- Fala excessivamente;
- Interrompe os outros ou responde antes da pergunta terminar;
- Dificuldade em esperar a vez;
- Corre ou sobe em lugares inadequados (em crianças menores).
Tipo combinado (mais comum):
- Apresenta tanto sintomas de desatenção quanto de hiperatividade/impulsividade.
Causas e fatores de risco
O TDAH tem base neurológica e genética, com alterações no funcionamento de áreas do cérebro responsáveis pela atenção, controle inibitório e autorregulação.
Fatores que podem estar associados:
- Histórico familiar de TDAH;
- Exposição pré-natal a álcool, tabaco ou drogas;
- Prematuridade ou baixo peso ao nascer.
Diagnóstico
- O diagnóstico é clínico, feito por médico (neuropediatra, psiquiatra ou pediatra com experiência) com base na observação do comportamento e em relatos de pais, fonoaudiólogos, psicólogos e professores;
- Deve haver comprometimento significativo em pelo menos dois contextos (ex.: casa e escola);
- Os sintomas devem ser persistentes, desproporcionais para a idade e causar prejuízos funcionais.
Tratamento
O tratamento do TDAH é multidisciplinar e pode incluir:
- Psicoeducação da família e escola;
- Intervenção comportamental e psicoterapia (ex.: terapia cognitivo-comportamental);
- Acompanhamento fonoaudiológico ou psicopedagógico, quando há dificuldades escolares associadas;
- Medicamentos estimulantes (como metilfenidato) ou não estimulantes, prescritos por médicos, quando indicado.
Importância do diagnóstico e apoio precoce
Com diagnóstico e intervenção adequados, a criança com TDAH pode desenvolver estratégias para lidar com suas dificuldades, ter um bom desempenho escolar e construir relações sociais saudáveis.
Problemas no processamento auditivo podem afetar a capacidade de entender a linguagem, seguir instruções e aprender na escola, podendo levar a dificuldades sociais e emocionais.