Linguagem
Desenvolvimento da Linguagem
O conceito de linguagem é mais abrangente do que apenas falar e escutar. Ele envolve um conjunto de recursos utilizados para expressar pensamentos, sentimentos, ideias e opiniões por meio de palavras, gestos e expressões faciais. Além disso, refere-se também à capacidade de interpretar e responder adequadamente às informações auditivas e visuais que recebemos.
A linguagem pode ser verbal ou não verbal. A linguagem verbal compreende a comunicação por meio da fala e da escrita. Dominar essa habilidade é essencial para o desenvolvimento psíquico, social e cognitivo do indivíduo.

Já a linguagem não verbal pode ser representada por gestos, expressões faciais, sinais, movimentos corporais, desenhos e outros meios de comunicação que não envolvem o uso de palavras.
A linguagem é tudo traduz nossos pensamento, emoção, desenhos, intensões através de uma língua estruturada a qual se concretiza na fala. Então a fala é o processo final, é o processo que vai ter a produção de sons habilidade motoras, habilidades linguísticas, observe a figura abaixo:
A linguagem antecede a fala. Falando de linguagem oral falamos de língua, que é um código linguístico verbal de uma determinada comunidade social.
Linguagem oral depende não só de quer, depende de se apropriar de um código que recebemos a mensagem através de uma língua estruturada.
O desenvolvimento típico da linguagem refere-se à forma como a maioria das crianças adquire habilidades linguísticas ao longo do tempo, seguindo marcos de desenvolvimento esperados. Esse processo depende de vários fatores biológicos, cognitivos, sociais e ambientais, mas ocorre em uma ordem geralmente previsível.
Importante lembrar que há variabilidade individual: algumas crianças falam mais cedo, outras um pouco depois. Ambiente rico em linguagem, com conversas, leitura e estímulo, favorece o desenvolvimento. Atrasos podem ocorrer, mas é bom observar sinais de alerta e buscar avaliação fonoaudiológica se necessário.

Transtornos de Linguagem
A linguagem conduz o desenvolvimento do ser, então se eu tenho um impacto no neurodesenvolvimento ele pode vir oriundo da linguagem.
- Atraso de Linguagem: Temos fatores exógenos envolvidos. A criança não vai demorar tanto tempo para adquirir a língua, no atraso o ambiente não está sendo propício, não está sendo rico para desenvolver de maneira natural a linguagem, o atraso segue uma ordem típica de aquisição não tem desvio, o GAP do atraso não excede 6 meses. Tem a capacidade preservada, não tem questões de compreensão, entendem ordens. Caminham para evolução e nivelamento até chegar ao momento que nivela com seus pares. O Atraso de Linguagem atinge basicamente linguagem expressiva, não tem dificuldade na Linguagem compreensiva.
- Transtorno de Linguagem: O termo “Transtorno de Linguagem" é proposto para crianças que provavelmente terão problemas linguísticos persistentes durante a infância e além, com um impacto significativo nas interações sociais cotidianas e/ou no progresso educacional. Temos fatores endógenos envolvidos, fatores internos questão biológica, orgânica, genética, que indicam realmente um transtorno. Não seguem o padrão de aquisição (ex. nomeiam vários substantivos, mas não tem verbo; na fala não apresentam perfil de aquisição, e o GAP sempre maior que 6 meses. Capacidade limitada, dificuldade de compreensão, dificuldade em aprender coisas novas, sempre vai ser mais difícil, e dificuldades persistentes na aquisição de novas palavras, não avança; o atraso vai ser generalizado. Fonte: Cartilha Mundo TDL
- Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem: O transtorno do desenvolvimento da linguagem - TDL é caracterizado por déficits persistentes na aquisição, compreensão, produção ou uso da linguagem (falada ou assinada), que surgem durante o período de desenvolvimento, tipicamente durante a primeira infância, e causam limitações significativas na capacidade de comunicação do indivíduo. A capacidade do indivíduo de entender, produzir ou usar a linguagem é marcadamente abaixo do esperado dada a idade do indivíduo. Os déficits linguísticos não são explicados por outra desordem neurodesenvolvimentista ou um comprometimento sensorial ou condição neurológica, incluindo os efeitos de lesão cerebral ou infecção. (CID-11-6ª01.2) Para diagnóstico é necessário descartar questões biomédicas.