Transtorno Específico de Aprendizagem – Dislexia
A Dislexia do desenvolvimento é considerada um transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica, caracterizada por dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração. Essas dificuldades normalmente resultam de um déficit no componente fonológico da linguagem e são inesperadas em relação à idade e outras habilidades cognitivas. (Definição adotada pela IDA – International Dyslexia Association, em 2002.

Possíveis sinais na Pré-escola
- Dispersão;
- Fraco desenvolvimento da atenção;
- Atraso do desenvolvimento da fala e da linguagem
- Dificuldade de aprender rimas e canções;
- Fraco desenvolvimento da coordenação motora;
- Dificuldade com quebra-cabeças;
- Falta de interesse por livros impressos.
Possíveis sinais na Idade Escolar
- Dificuldade na aquisição e automação da leitura e da escrita;
- Pobre conhecimento de rima (sons iguais no final das palavras) e aliteração (sons iguais no início das palavras);
- Desatenção e dispersão;
- Dificuldade em copiar de livros e da lousa;
- Dificuldade na coordenação motora fina (letras, desenhos, pinturas etc.) e/ou grossa (ginástica, dança etc.);
- Desorganização geral, constantes atrasos na entrega de trabalho escolares e perda de seus pertences;
- Confusão para nomear entre esquerda e direita;
- Dificuldade em manusear mapas, dicionários, listas telefônicas etc.;
- Vocabulário pobre, com sentenças curtas e imaturas ou longas e vagas.

Avaliação Multidisciplinar
O processo é iniciado com a anamnese (entrevista inicial), todas as queixas, dúvidas e sintomas do paciente serão apresentadas pelos pais ou responsáveis em caso de menores, ou pelo próprio paciente em caso de adulto, para um profissional especialista em fonoaudiologia. Exames e relatórios relacionados às dificuldades apresentadas também deverão ser apresentados neste momento.
Os profissionais que compõe a equipe de Avaliação e Intervenção Multidisciplinar são profissionais das áreas de Fonoaudiologia, Psicologia, Neuropsicologia, e Psicopedagogia para atender crianças, adolescentes e adultos que apresentam dificuldades de aprendizagem, Dislexia e/ou outros Transtornos do Neurodesenvolvimento.
São avaliadas habilidades como: Consciência fonológica; Leitura e escrita; Memória de trabalho; Velocidade de processamento; Atenção e raciocínio.
Tratamento e intervenção
Embora a dislexia não tenha cura, ela pode ser manejada com sucesso por meio de intervenções adequadas. A intervenção precoce é essencial. Iniciando com terapia fonoaudiológica, com foco na consciência fonológica e decodificação, e de acordo a necessidade individual de cada paciente, faz-se necessário a intervenção multidisciplinar com apoio psicopedagógico ou reforço escolar individualizado; adaptações pedagógicas (ex.: mais tempo para provas, leitura em voz alta, uso de textos ampliados); suporte emocional e incentivo à autoestima.
Cada paciente é único assim é importante uma avaliação completa para atender cada individualidade de forma personalizada a necessidade.
Importância do apoio escolar e familiar
Com apoio adequado, a criança com dislexia pode se desenvolver plenamente, superar barreiras acadêmicas e encontrar estratégias eficazes para lidar com suas dificuldades.