Transtorno do Processamento Auditivo Central – TPAC

O que é Processamento Auditivo Central (PAC)

O Processamento Auditivo Central (PAC) refere-se à maneira como o cérebro reconhece e interpreta os sons que ouvimos. Segundo Frank Musiek (1996), o PAC é como uma “conversa que o ouvido tem com o cérebro” ou seja, não se trata apenas de ouvir, mas de como o cérebro processa essas informações auditivas.

A ASHA (1995) publica que o processamento auditivo é o conjunto de processos e mecanismos que ocorrem dentro do sistema auditivo em resposta a um estímulo acústico e que são responsáveis pelos seguintes fenômenos: localização e lateralização do som, discriminação e reconhecimento de padrões auditivos, aspectos temporais da audição, incluindo resolução, mascaramento, integração e ordenação, performance auditiva com sinais acústicos competitivos e com degradação do sinal acústico. 

É o conjunto de habilidades auditivas necessárias para que o indivíduo compreenda a mensagem. É a interpretação que o cérebro faz do som ouvido.

O PAC é o “trabalho cerebral” envolvido em tarefas como:

Transtorno do Processamento Auditivo Central – TPAC

Quando uma pessoa tem um Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC), ela pode ouvir normalmente (ou seja, a audição periférica está intacta), mas apresentar dificuldade para interpretar corretamente os sons recebidos. Um transtorno no Processamento Auditivo Central só pode ser detectado por meio de testes específicos que avaliem a função auditiva central.

Sintomas comuns de TPAC:

Como funciona a Avaliação de Processamento Auditivo Central (PAC)?

Na avaliação de PAC são aplicados vários testes, por um fonoaudiólogo especializado, utilizando  cabine acústica, uso de fones de ouvido e equipamentos específicos devidamente calibrados e testes padronizados, específico e sensíveis para as áreas cerebrais avaliadas. 

Eles avaliam várias habilidades auditivas centrais, como:

Quando é indicado investigar o PAC?

É indicado principalmente em crianças em idade escolar, mas também em adolescentes e adultos, quando apresentam características como:

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico é feito por um fonoaudiólogo especializado, após o diagnóstico, o tratamento pode envolver:

Problemas no processamento auditivo podem afetar a capacidade de entender a linguagem, seguir instruções e aprender na escola, podendo levar a dificuldades sociais e emocionais.