Transtorno do Processamento Auditivo Central – TPAC
O que é Processamento Auditivo Central (PAC)
O Processamento Auditivo Central (PAC) refere-se à maneira como o cérebro reconhece e interpreta os sons que ouvimos. Segundo Frank Musiek (1996), o PAC é como uma “conversa que o ouvido tem com o cérebro” ou seja, não se trata apenas de ouvir, mas de como o cérebro processa essas informações auditivas.
A ASHA (1995) publica que o processamento auditivo é o conjunto de processos e mecanismos que ocorrem dentro do sistema auditivo em resposta a um estímulo acústico e que são responsáveis pelos seguintes fenômenos: localização e lateralização do som, discriminação e reconhecimento de padrões auditivos, aspectos temporais da audição, incluindo resolução, mascaramento, integração e ordenação, performance auditiva com sinais acústicos competitivos e com degradação do sinal acústico.
É o conjunto de habilidades auditivas necessárias para que o indivíduo compreenda a mensagem. É a interpretação que o cérebro faz do som ouvido.

O PAC é o “trabalho cerebral” envolvido em tarefas como:
- Distinguir sons semelhantes (como “p” e “b”)
- Entender fala em ambientes ruidosos
- Localizar de onde o som está vindo
- Memorizar e repetir sons ou palavras
- Compreender o ritmo, a entonação e a cadência da fala
Transtorno do Processamento Auditivo Central – TPAC
Quando uma pessoa tem um Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC), ela pode ouvir normalmente (ou seja, a audição periférica está intacta), mas apresentar dificuldade para interpretar corretamente os sons recebidos. Um transtorno no Processamento Auditivo Central só pode ser detectado por meio de testes específicos que avaliem a função auditiva central.
Sintomas comuns de TPAC:
- Dificuldade para entender quando há barulho no ambiente;
- Problemas para seguir instruções verbais complexas;
- Necessidade frequente de pedir para repetir o que foi dito;
- Dificuldade na leitura leitura, escrita ou linguagem;
- Troca de sons na fala e/ou de letra na escrita;

Como funciona a Avaliação de Processamento Auditivo Central (PAC)?
Na avaliação de PAC são aplicados vários testes, por um fonoaudiólogo especializado, utilizando cabine acústica, uso de fones de ouvido e equipamentos específicos devidamente calibrados e testes padronizados, específico e sensíveis para as áreas cerebrais avaliadas.
Eles avaliam várias habilidades auditivas centrais, como:
- Discriminação auditiva: Testa a capacidade de diferenciar sons parecidos, como “Gina” e “China”.
- Figura-fundo auditiva: Avalia se a pessoa consegue entender a fala com ruídos de fundo, como em uma festa, um restaurante, envolvendo sons verbais e não verbais.
- Memória auditiva: Mede a habilidade de lembrar e repetir sons ou sequências verbais (como repetir palavras ou números).
- Localização sonora: Testa se o cérebro consegue identificar de onde vem um som (direita, esquerda, frente, trás).
- Separação Auditiva: É a capacidade de focar em um som (geralmente a fala) enquanto ignora outros sons concorrentes. Estar em uma sala de aula barulhenta e conseguir prestar atenção apenas na voz do professor; Ouvir alguém te chamando enquanto a TV está ligada e pessoas conversam ao fundo.
- Integração Auditiva: É a capacidade de processar informações auditivas diferentes recebidas pelos dois ouvidos ao mesmo tempo, integrando essas informações para formar um sentido completo. Ouvir duas pessoas falando ao mesmo tempo (uma em cada ouvido, como em um teste), e conseguir repetir o que ambas disseram. Escutar um som com parte da informação em um ouvido e o restante no outro — o cérebro precisa unir os dois para entender a mensagem.
- Interação Auditiva: A interação auditiva refere-se à capacidade do sistema auditivo de processar e interpretar sons, incluindo a percepção de sons individuais, a discriminação entre eles, e a compreensão da linguagem. Esse processo envolve a detecção dos sons, a sensação auditiva, a localização sonora, a compreensão da fala, a atenção aos sons e a memória auditiva É importante ressaltar que habilidade de interação auditiva é fundamental para o desenvolvimento da linguagem e fala nas crianças. Problemas na interação auditiva podem causar atrasos na fala, dificuldades de leitura e escrita, e dificuldades de concentração e aprendizagem.
Quando é indicado investigar o PAC?
É indicado principalmente em crianças em idade escolar, mas também em adolescentes e adultos, quando apresentam características como:
- Dificuldade na comunicação oral, leitura e escrita;
- Dificuldade de atenção auditiva (parece “distraído” ou “no mundo da lua”);
- Problemas para entender instruções verbais;
- Desempenho escolar abaixo do esperado;
- Histórico de otites frequentes na infância (isso pode afetar o desenvolvimento auditivo);
- Queixa de dificuldade para entender em ambientes ruidosos;
- Indivíduos agitados ou hiperativos;
- Comportamento impulsivo;
- Dificuldade de organização e sequenciação de estímulos verbais e não-verbais;
- Respostas inconsistentes aos estímulos auditivos recebidos;
- Ansiedade e estresse, incomodo à sons fortes;
- Se distrai com muita facilidade;
- Dificuldade para seguir informações auditivas;
- Se desorganiza ao contar uma história ou dar um recado.
Diagnóstico e tratamento
O diagnóstico é feito por um fonoaudiólogo especializado, após o diagnóstico, o tratamento pode envolver:
- Treinamento auditivo personalizado, feito em consultório ou no formato online por profissional fonoaudiólogo capacitado nesta modalidade;
- Uso de estratégias compensatórias, como dar instruções passo a passo ou usar recursos visuais;
- Em alguns casos o tratamento pode envolver acompanhamento fonoaudiológico de linguagem fala, leitura e/ou escrita.
Problemas no processamento auditivo podem afetar a capacidade de entender a linguagem, seguir instruções e aprender na escola, podendo levar a dificuldades sociais e emocionais.